quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Entendendo perfumes!


Enfim, muita gente quando vai comprar um perfume, coloca no pulso, sente o cheiro e já diz logo: ''bom'' ou ''ruim'' ou ''doce'' ou ''ativo''... Mas não é a primeira impressão que vai ficar. 
Os perfumes tem notas e famílias olfativas e não dá pra distinguir se é bom ou ruim só com uma ''cheirada'' no perfume, certo?

 Quando vc aplica o perfume na pele, na medida que o tempo vai passando ela vai mudando de cheiro, isso porque eles tem três tipo de notas olfativas, que se dividem assim:

  • Notas de saída
 São as primeiras a serem sentidas, é a primeira impressão que vc tem do perfume. Geralmente são cítricas (limão, laranja, mandarina...) ou então herbais (erva doce, alecrim, menta...).
  • Notas de corpo
 São como o nome diz, o corpo do perfume. É o cheiro que vai evaporando mais lentamente, fixa mais um pouco na pele e vai dando forma ao cheiro e vai sendo exalado quando a pele vai absorvendo o perfume. Na grande maioria das vezes tem cheiro floral e frutal (rosa, morango, pêssego, jasmim, gerânio, lótus...). 
  • Notas de fundo ou de base
  Elas fixam intensamente na sua pele, é aquele ultimo cheirosinho a sumir da pele, depois de hoooras.Basicamente podem ser amadeirados (cedro, macadâmia... ), levemente adocicados (Baunilha, canela...) ou outras frangâncias (Musk, Noz moscada, insenso... )

Mas será que tudo é perfume? Não mesmo! Existe perfume, colônia, água de colônia... você sabe exatamente a diferença??
  • Perfume:
Tem entre 20% e 40% de óleos essenciais (essencia pura) em seu volume total. Tem uma fixação forte, intensa, é o puro perfume. é bem mais caro, geralmente vem em vidros de no máximo 30mlr. Na pele dura 12hrs ou mais.
  • Eau de parfum:
É o “perfume”, só que diluído num volume maior de água (eau é francês), tem de 11% a 15%. Dura de 6 a 8 horas na pele.
  •  Eau de toilette:
É mais suave, a concentração da essência fica entre entre 6% e 10%. O máximo de fixação é de 6 horas.
  •  Eau de cologne (colônia)
 Levinha, com baixa concentração de óleos essenciais na mistura , cerca de 3% a 5%. Mais recomendável para países quentes, como o Brasil. Dura, em média 2 horas.
  •  Splash
  Tem menos de 1% de essência em seu volume. Dura menos de 2 horas. É refrescante mais parece uma água com cheiro.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário